A importância da governança corporativa
Você sabe qual o papel da Governança Corporativa para a sua empresa?
A governança corporativa exerce papel fundamental nas empresas que visam crescimento e longevidade. Algumas mudanças simples de práticas cotidianas contribuem para a adequação e construção do sistema de governança corporativa.
Hoje, o ambiente corporativo caminha, cada vez mais, para a construção de um Sistema de Governança Corporativa, com o objetivo de maximizar o valor econômico das empresas, a longo prazo. Longo prazo porque o Sistema de Governança Corporativa precisa ser construído, degrau por degrau, de modo que ao longo do tempo passe a ser algo cultural/rotineiro na empresa.
Algumas mudanças simples de práticas cotidianas contribuem para a adequação e construção do Sistema de Governança Corporativa, possibilitando a longevidade e o crescimento da empresa. O Sistema de Governança Corporativa é pautado por quatro Princípios Básicos, que podem ser chamados de Pilares: Transparência, Equidade, Prestação de contas e Responsabilidade Corporativa. Através desses princípios, surgem as recomendações de práticas que podem ser adotadas pela empresa, para alinhamento dos interesses das partes envolvidas e maximização do seu valor econômico.
Toda empresa tem como objetivo o Lucro e deve estar atenta às práticas do mercado para crescer, pois hoje, todo potencial investidor elenca a Governança Corporativa como um dos principais atributos a ser avaliado. O fracasso de muitas empresas está relacionado, dentre outros motivos, ao crescimento de forma desordenada, sem a observância dos princípios do Sistema de Governança Corporativa.
Mas porque isso acontece? A resposta é simples: falta de informação. Infelizmente, vemos que uma parte significativa das empresas investe mais no contencioso do que no preventivo, com a ideia de que teria uma “despesa” e não um investimento. Não! Isso precisa ser mudado e nós, Operadores do Direito, precisamos contribuir para essa mudança de cultura, quebra de paradigma.
Organizar sua empresa significa investir em crescimento e estar apto a competir!
Data da conclusão/última revisão: 14/01/2020
Juliana Guelfi Figueiredo
Sócia do Escritório Guelfi, Atakiama & Munhaes - Advogados Associados, Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil e MBA em Gestão EmpresarialCódigo da publicação: 10291
Como citar o texto:
A importância da governança corporativa. Boletim Jurídico, Uberaba/MG, a. 18, nº 985. Disponível em https://www.boletimjuridico.com.br/fique-por-dentro/10291/a-importancia-governanca-corporativa. Acesso em 3 jul. 2020.
Importante:
As opiniões retratadas neste artigo são expressões pessoais dos seus respectivos autores e não refletem a posição dos órgãos públicos ou demais instituições aos quais estejam ligados, tampouco do próprio BOLETIM JURÍDICO. As expressões baseiam-se no exercício do direito à manifestação do pensamento e de expressão, tendo por primordial função o fomento de atividades didáticas e acadêmicas, com vistas à produção e à disseminação do conhecimento jurídico.
Pedido de reconsideração no processo civil: hipóteses de cabimento
Flávia Moreira Guimarães PessoaOs Juizados Especiais Cíveis e o momento para entrega da contestação
Ana Raquel Colares dos Santos LinardPublique seus artigos ou modelos de petição no Boletim Jurídico.
PublicarO Boletim Jurídico é uma publicação periódica registrada sob o ISSN nº 1807-9008 voltada para os profissionais e acadêmicos do Direito, com conteúdo totalmente gratuito.