Modelos de contrato de honorários advocatícios gratuitos
Por SAJ ADV – Software Jurídico
Quando se trata de executar honorários advocatícios, ainda que a formalização do serviço em um contrato de honorários não seja obrigatória, é melhor tê-la, para a saúde do escritório de advocacia.
Isso porque ouvimos sempre de advogados: a inadimplência é o principal problema do escritório, além da necessidade de cortar custos. Então, certamente você já deve ter tido a experiência de entrar com uma ação de cobrança de honorários. O impacto dela, sobretudo em escritórios de pequeno a médio porte, pode ser fortemente sentido, além de todo o estresse de uma ação.
Mas como os contratos de honorários advocatícios ajudam a diminuir o índice de ações de cobrança? É o que você verá neste post, que vem ainda com extra de kit de modelos de contratos gratuito para baixar!
O contrato de serviços advocatícios
Com tantas formas de se relacionar com clientes, hoje boa parte de nossa rotina se resolve por mensagens instantâneas de celular. Fechar contratos e honorários não é muito diferente. Não há nada de errado nisso, se você formalizar o acordo verbal em um contrato.
De fato, a solenidade não é obrigatória, e a inexistência dela não complica o pagamento. Mas, ao abrir mão dessa segurança, os riscos surgem. Um deles é a inadimplência.
Por isso, vou explicar, neste post, como um contrato pode ajudar a minimizá-la.
Visão do perfil financeiro do cliente
Nem sempre, ao fechar o atendimento, o advogado considera o perfil financeiro do cliente. Ao formular um contrato de honorários, você e o cliente necessariamente deverão partir de uma análise da real capacidade de pagamento.
Com essa visão, podem negociar modalidades de contrato mais adequadas, mas também incluir cláusulas que visem resguardar o seu exercício profissional, evitando surpresas desagradáveis no futuro.
Formalização é transparência
Talvez parece burocratização, mas também, se bem feita, a formalização também é sinônimo de transparência. Ao explicitar e detalhar para o cliente cada item de seus serviços, você deixa claros prazos, valores e condições de pagamento, bem como possíveis medidas em caso de inadimplência e demais obrigações.
Ao cliente cabe, então, conscientemente decidir pela aceitação ou não da proposta de valor.
Outro ponto é que esse detalhamento também facilita a organização do cliente, dando condições para que se prepare para honrar seu débito.
Prova de contrato
Apesar de os honorários advocatícios estarem garantidos em negociações verbais e até por atendimento pelo Whatsapp, escritórios, assim como clientes, podem ter mais trabalho para provar que certos serviços e condições foram, de fato, discutidas e aceitas por ambas as partes.
Nesse caso, o contrato resolve boa parte dos problemas oriundo disso. Além disso, como título executivo, ele é garantia suficiente para a execução do pagamento, em caso de inadimplência.
Modelos de contrato de honorários que você precisa ter
Agora que mostramos como um contrato de honorários minimiza a inadimplência, confira os vários modelos que criamos. Use cada exemplo de acordo com as necessidades da causa e atos previstos.
Você vai encontrar:
- 15 Contratos de honorários advocatícios;
- 3 Homologações de contrato de honorários;
- Ação de Cobrança;
- Apelação para pagamento de honorários advocatícios;
- Arbitramento de honorários;
- Execução de honorários;
- Pedido de juntada de contrato de honorários;
- Procuração; e
- Recibo de pagamento.
Para baixar, acesse: [Kit] Modelos de Contrato de Honorários.
Para descobrir como fazer a gestão de seus contratos e demais documentos com facilidade, conheça também o SAJ ADV - software jurídico!
Quer ficar por dentro de tudo sobre Modelos de Peças Processuais e Contratos? Faça seu cadastro e receba os materiais do SAJ ADV em seu email.
Redação
Código da publicação: 9572
Como citar o texto:
Modelos de contrato de honorários advocatícios gratuitos. Boletim Jurídico, Uberaba/MG, a. 18, nº 951. Disponível em https://www.boletimjuridico.com.br/fique-por-dentro/9572/modelos-contrato-honorarios-advocaticios-gratuitos. Acesso em 6 nov. 2019.
Importante:
As opiniões retratadas neste artigo são expressões pessoais dos seus respectivos autores e não refletem a posição dos órgãos públicos ou demais instituições aos quais estejam ligados, tampouco do próprio BOLETIM JURÍDICO. As expressões baseiam-se no exercício do direito à manifestação do pensamento e de expressão, tendo por primordial função o fomento de atividades didáticas e acadêmicas, com vistas à produção e à disseminação do conhecimento jurídico.
Pedido de reconsideração no processo civil: hipóteses de cabimento
Flávia Moreira Guimarães PessoaOs Juizados Especiais Cíveis e o momento para entrega da contestação
Ana Raquel Colares dos Santos LinardPublique seus artigos ou modelos de petição no Boletim Jurídico.
PublicarO Boletim Jurídico é uma publicação periódica registrada sob o ISSN nº 1807-9008 voltada para os profissionais e acadêmicos do Direito, com conteúdo totalmente gratuito.